sábado, 7 de maio de 2011

ESCOLA ESTADUAL C.R.E.J.A SEVERINO UCHÔA
SÉRIE: EJA
TURMA: “ C3”
TURNO: NOTURNO
DATA: 04/05/2011
PROFESSORA REGENTE: Dulcirene Cardoso Tavares
ESTAGIÁRIOS: Mislana Rejane
                               Vânia Mendes da C. Santos

PLANO DE AULA 01
·         TEMA:  GRÉCIA

·         CONTEÚDOS:
*Antecedentes gregos XV – XII a.C
*Racionalismo Grego
*O mundo minóico, micênico e dório
*Período Homérico; a importância da literatura de Homero - Ilíadas e Odisséia
*A pólis grega – cidades-Estado
·         HABILIDADES
*Caracterizar os períodos que antecederam a formação dos gregos através das civilizações que o compuseram.
*Distinguir as características do racionalismo através do pensamento grego.
*Reconhecer a importância da literatura para  educação grega e suas principais obras.
*Identificar  as características das polis e formação das cidades-Estados.
·         COMPETÊNCIAS
*Analisar a formação da Grécia através dos vários que povos que contribuíram para sua construção.
*Diferenciar o modo de pensar dos povos gregos comparados as civilizações de sua época.
*Sintetizar as obras literárias bem como a importância delas na vida grega.
*Relacionar o poder e independência das cidades -Estados.
·         METODOLOGIA
Aula expositiva.
·         RECURSOS DIDÁTICOS

Mapa, iconografias, questionário.
·         AVALIAÇÃO

Debate e questionário.

·         BIBLIOGRAFIA
CAMPOS, Flavio de.A escrita da história:ensino médio:volume único/Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda.1ª edição.São Paulo.Escala Educacional,2005,pag. 50-67.




ESCOLA ESTADUAL C.R.E.J.A  SEVERINO UCHÔA
SÉRIE: EJA
TURMA: “C3”
TURNO: NOTURNO
DATA: 04/05/2011
PROFESSORA REGENTE: Dulcirene Cardoso Tavares
ESTAGIÁRIOS: Mislana Rejane
                               Vânia Mendes da C. Santos

PLANO DE AULA 02
·         TEMA:  GRÉCIA

·         CONTEÚDOS

*O período arcaico VIII - VI a.C 
*A expansão grega ( diáspora) pelo mediterrâneo; economia grega.

·         HABILIDADES

*Distinguir as características que diferenciam o período arcaico, no tempo e espaço.
*Identificar a localização do território na formação grega.
*Caracterizar a sociedade grega através de suas atividades comerciais e manufatura.
·         COMPETÊNCIAS
*Analisar a formação da sociedade grega,dentro do período histórico.
*Sintetizar a localização geo-histórica da Grécia em sua formação.
*Compreender a vida social do grego dentro dos aspecto de produção econômica.
·         METODOLOGIA
Aula expositiva.
·         RECURSOS DIDÁTICOS

Mapas, quadro e giz, debate
·         AVALIAÇÃO

Debate, questionário.
·         BIBLIOGRAFIA
CAMPOS, Flavio de.A escrita da história:ensino médio:volume único/Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda.1ª edição.São Paulo.Escala Educacional,2005,pag. 50-67.

                                          Localização Geográfica da Grécia Antiga
                                                                    MAPAS

       

                                                                       Exercício

1)      Quais os povos que antecederam a civilização grega? Escreva um pouco sobre um deles.

2)      O que são pólis?

3)      O que são Cidades-Estados?

4)      Quais as principais Cidades – Estados gregas?


5)      Explique como nasceu a democracia grega, e cite alguns benefícios para a sociedade.

6)      Cite algumas características sociais que surgiram ainda no período grego arcaico.


7)      Marque V ou F nas alternativas a seguir.
(   ) Esparta era a maior e principal cidade-Estado grega.
            (   )A economia grega arcaica se baseava na agricultura, na criação, grandes propriedades, no comércio marítimo e no artesanato.
(   )O período Homérico se referia especificamente ao rei Homéro
(   )A guerra de Tróia é mais conhecida história das Ilíadas.
(   )A diáspora grega foi a dispersão de sua civilização para vastos territórios.
(   )No período arcaico a principal fonte de informsção era as obras de Homéro,como Ilíadas e Odesséias,o que caracterizou o período Homérico.
8)      Explique porque os historiadores contestaram os episódios narrados nas Ilíadas sobre a guerra de Tróia.




                                         APOSTILA DE HISTÓRIA
 PERÍODO ANTERIOR AO GREGO
Minóicos- Foi uma civilização que se desenvolveu na ilha de Creta , a maior ilha do mar Egeu, entre 2700 a.C. e 1450 a.C. Teve como principal centro a cidade de Cnossos, essa sociedade é marcada por ser uma sociedade matriarcal.Não se sabe a real origem, eram agricultores, e se destacavam na arquitetura
Micênicos- Civilização que atingiu seu apogeu do século XIV-XII a.C, eram comerciantes e dominaram vastos reinos, povos que procediam do continente e teriam invadido, dominado  e assimilados a cultura cretense (ilha de Creta), dominando os Minóicos, opucaram a região e sua contribuição foi fundamental para a civilização grega principalmente nas crenças religiosas,arquitetura, língua e agricultura.
Dórios-  Foram uma das 3  principais tribos em que os antigos gregos dividiam a si próprios, ao lado dos jônico e eólicos. Ocorre a primeira diáspora grega, ou seja, a dispersão dos gregos fora de sua terra Durante muito tempo se atribuiu à invasão dos Dórios a destruição das cidades de  micênicas, mas há controvérsia entre os historiadores sobre não haver vestígios de tal invasão.
Corintos- Do século V ao IV a.C a arquitetura grega veio a se somar ao estilo coritio caracterizava por um capitel típico cuja extremidade era decorada por folhas de acanto.
Período arcaico – (800-500 a.C)  Este  é  o nome que se dá ao período da  Grecia Antiga  em que ocorreu o desenvolvimento cultural, politico, e social, situado entre o século VII-V a.C.  As polís são transformadas em Cidades-Estados, possindo autonomia e poder econômico e político independentes. Nesta altura dão-se os primeiros avanços significativos para a ascensão da  democracia e observa-se também uma revitalização da linguagem escrita. Durante esse período ouve o surgimento do alfabeto fonético, desenvolvimento na arte, a divisão do trabalho, do comércio, da indústria e processo de urbanização. Entre as principais polís a que se destaca é Esparta e Atenas. Em  termos artísticos o período caracteriza-se pela edificação dos primeiros templos inspirados nas habitações micênicas. É nessa sociedade que se realiza a primeira Olimpíada.A monarquia foi substituída pela aristocracia hereditária, observa-se também um grande crescimento populacional, na agricultura e no comércio.
Período Clássico (500-338 a.C.)  Período de esplendor da civilização grega, e marcado  por uma série de conflitos exter nos (Guerras Médicas) e interno (Guerra do Peloponeso).
Para os gregos, a cidade exerce um duplo e importante papel: ela liberta o cidadão, mas por outro lado, exige uma obediência em relação às obrigações desse cidadão.                                  Berço da democracia - Em Atenas, saber ler, escrever e aritmética eram atributos comum a toda população livre. As eleições para cargos públicos eram por sorteio, possibilitando igualdade de oportunidade, pois tantos ricos como pobres tinham lugares nos conselhos e tribunais. Assim, os cidadãos adquiriam experiência política e administrativa, interferindo, de certa forma, na estrutura de poder e classes.   A  Ágora   era o coração da cidade, espaço da fala, da política e da liberdade da Polis ateniense; local de múltiplas atividades, onde as pessoas conversavam sem que houvesse uma voz dominante. A vida em Atenas circulava na ágora com seus espaços de danças religiosas, palco para comer, negociar, ouvir fofocas e cumprir obrigações religiosas; local onde a grande massa da população se encontrava.





              Saiba mais...
                            Guerra de  Tróia

        
        Entre as muitas literaturas gregas a história da guerra entre gregos e troianos é a mais contada em todos os tempos. Conta que Helena a  princesa filha do rei de Esparta , prometida para ser casada com  Menelau um nobre cavaleiro, foi  rapta  levada  para Tróia por  Páris que se  apaixonou loucamente pela linda Helena.Menelau e seu irmão Agamenon mantendo um pacto de fidelidade e proteção organizam uma expedição contra Tróia.Foram longos dez anos de batalha, onde ambos os lados perderam muitos soldados e as muralhas de Tróia pareciam intransponíveis.Finalmente um guerreiro espartano chamado Ulisses teria uma brilhante idéia, construir um cavalo(animal sagrado para os troianos) e deixaria como presente de um reconhecimento de derrota. Os troianos levam o enorme cavalo para dentro de suas muralhas e ao comemorarem em uma grande festa ,eis que sai de dentro do cavalo soldados gregos que dominam surpreendentemente e incendeiam Tróia destruindo completamente. Esta seria a origem da expressão “presente de grego”. Essa história foi tema de vários filmes, e esteve até mesmo nos livros de História, mas o interessante é que historiares e arqueólogos não confirmam a veracidade desta história pois afirmam que não há nenhuma evidencia que um dia tenha ocorrido uma guerra entre gregos e troianos.


Figura 1 http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_Ik4q3WQwBus/TGBKo-uah7I/AAAAAAAAAwQ/ FMUDwV3rY5A/s1600/Tr%C3%B3ia.jpg&imgrefurl=http: //wandfilmes.blogspot.com/2010/08/troia.html&usg=__IxMUrR_DlApdIz6tB2Fmd13OzSU=&h=575&w=400&sz=51&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=PZ9jPSKDj67yjM:&tbnh=161&tbnw=112&ei=JPaxTYT8Lobo0QGOodm2AQ&prev=/search%3Fq%3Dtr%25C3%25B3ia%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26biw%3D1003%26bih%3D491%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=546&vpy=87&dur=19&hovh=269&hovw=187&tx=125&ty=173&page=1&ndsp=8&ved=1t:429,r:2,s:0




Figura 2 http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://arquivom.files.wordpress.com/2008/11/0194216_troia300.jpg&imgrefurl=http://arquivom.wordpress.com/2008/11/11/troia/&usg=__l45TywV056ACIOSzzEsTTf3R-jI=&h=239&w=300&sz=35&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=nCRusbDBvVP-BM:&tbnh=161&tbnw=219&ei=JPaxTYT8Lobo0QGOodm2AQ&prev=/search%3Fq%3Dtr%25C3%25B3ia%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26biw%3D1003%26bih%3D491%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=322&vpy=133&dur=2670&hovh=191&hovw=240&tx=85&ty=136&page=1&ndsp=8&ved=1t:429,r:1,s:0

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